quinta-feira, 4 de junho de 2009

SUPORTE PARA CORTE RETO OU MEIA-ESQUADRIA PARA SERRA (PATENTE REQUERIDA MU8802871-2)


A presente patente de modelo de utilidade tem por objetivo um modelo de suporte para corte reto ou meia-esquadria, para uso em conjunto com serras ou serrotes manuais e ao qual foi dada original construção, com vistas a melhorar a sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes.
Já são conhecidos suportes para corte em meia-esquadria construídos em madeira ou plástico que são utilizados para posicionar a serra no ângulo correto para se cortar diferentes tipos de materiais.
Em que pese a larga utilização desse tipo de suporte alguns inconvenientes podem-lhe ser atribuídos, devido ao fato de que ele se movimenta livremente em cima da bancada, o que pode constituir uma operação incomoda e passível de erros a não ser que o operador fixe o suporte a bancada de alguma forma.
Tendo em vista esse problema e no propósito de superá-lo foi desenvolvida a disposição em suporte para corte reto ou meia-esquadria para serra manual, objeto da presente patente, a qual consiste em prover o suporte de uma base com um ressalto que encosta e se apóia a bancada ver figura (2).
Essa forma de construção do suporte soluciona os inconvenientes aventados, uma vez que a base acima descrita dá ao conjunto uma fixação a bancada e impede que o suporte se movimente durante o uso.
Os desenhos anexos mostram a disposição em suporte para corte reto ou meia-esquadria para serra manual, objeto da presente patente, nos quais.
A fig.1 mostra-o em perspectiva explodida.
A fig.2 mostra-o montado em perspectiva sobre uma bancada.
A fig. 3 mostra-o com a serra na posição de corte reto.
As fig.4 e 5 mostra-o com a serra nas possíveis posições de corte em meia-esquadria.
De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o modelo de suporte para corte reto ou meia-esquadria para serra manual, objeto da presente patente, consiste em uma base (1), com formato em “L”, dotado de um ressalto (2) para apoio a borda da bancada (6), base esta que suporta um conjunto em formato ”U”, formado pelas peças (3), (4) e (5); dotadas de cortes em ângulo de 45º (7), -45º (8) e 0º (9) que servem de gabarito e guia para a serra manual (10).
Na presente disposição, o ressalto (2) encosta à bancada e confere ao conjunto um ponto de fixação que por sua vez proporciona maior firmeza impedindo que o suporte e os materiais a serem cortados movimentem-se durante o uso.
Assim, o suporte auxilia tanto o corte de materiais (11) em meia-esquadria (figuras 4 e 5), como também cortes retos em duas posições a escolha do operador (figuras 3 e 6).



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário