quinta-feira, 4 de junho de 2009

SISTEMA DE PUBLICIDADE DINÂMICA PARA METRÔ SUBTERRÂNEO (PATENTE REQUERIDA PI0901703-8)


O “SISTEMA DE PUBLICIDADE DINÂMICA PARA METRÔ SUBTERRâNEO”, objeto da presente patente, tem como objetivo criar uma nova forma de mídia publicitária totalmente diferente das utilizadas atualmente no metrô. Utilizando o mesmo principio de funcionamento de uma projeção cinematográfica que diz que uma imagem fica retida alguns instantes na retina do observador permitindo que ele enxergue uma seqüência de imagens paradas exibidas a uma certa freqüência como se fosse uma animação continua, o “SISTEMA DE PUBLICIDADE DINÂMICA PARA METRÔ SUBTERRâNEO” utiliza o próprio movimento do vagão metropolitano associado a uma luz estroboscópica com uma freqüência de pisca proporcional a velocidade do vagão para iluminar cada quadro da seqüência de imagens fixadas a parede do túnel que passa a frente das janelas (ver fig. 1), assim um observador sentado dentro do vagão olhando através da janela terá a sensação de ver uma imagem em movimento como se fosse um filme. Uma central de controle computadorizada tem as funções de acionar a luz estroboscópica nos pontos do trajeto onde há imagens fixadas as paredes, desligar a luz estroboscópica nas estações e pontos do trajeto onde não existem imagens e por ultimo controlar a freqüência de acionamento da luz estroboscópica de modo que ela fique proporcional à velocidade do vagão.

Os desenhos anexos mostram o “SISTEMA DE PUBLICIDADE DINÂMICA PARA METRÔ SUBTERRâNEO”, objeto da presente patente, nos quais.
2/2A fig.1 mostra-o em vista de perspectiva.
A fig.2 mostra-o em vista superior.

De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o “SISTEMA DE PUBLICIDADE DINÂMICA PARA METRÔ SUBTERRâNEO”, objeto da presente patente, é composto por uma seqüência de imagens quadro a quadro (2) as quais são fixadas a parede do túnel metropolitano, uma luz estroboscópica (3) fixada ao vagão (1) do metrô e uma central de controle computadorizada (5).
Na presente disposição a luz estroboscópica (3) fixada próxima a janela (4) do vagão (1) pisca a uma freqüência proporcional a velocidade do metrô iluminando cada quadro de imagem (2) por uma fração de segundo assim que ele passa a frente da janela (4).
Assim, com base no mesmo principio de funcionamento de uma projeção cinematográfica, um observador sentado dentro do vagão (1) olhando através da janela (4) terá a sensação de ver uma imagem em movimento como se fosse um filme. A central de controle computadorizada (5) tem as funções de acionar a luz estroboscópica (3) nos pontos do trajeto onde há imagens fixadas as paredes, desligar a luz estroboscópica (3) nas estações e pontos do trajeto onde não existem imagens e por ultimo controlar a freqüência de acionamento da luz estroboscópica (3) de modo que ela fique proporcional à velocidade do vagão metropolitano.





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